Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

1 de agosto de 2015

O ATLETA VERDE QUE SOU!!!

ATENÇÃO GALERA!!!
REEDUCAÇÃO VEGETARIANA É OPÇÃO SEM RISCOS PARA CORREDORES!!!
Consumindo a quantidade certa de proteína vegetal e ferro cerca de 15,2 milhões de brasileiros deixaram de comer carne.
A proteína animal está presente na alimentação diária da maioria população mundial, mas isso vem mudando e muitos procuram diminuir o consumo de carne. No Brasil já são 15,2 milhões de pessoas que se tornaram vegetarianos segundo pesquisa do IBOPE . Os corredores também estão buscando esse novo tipo de alimentação, mas como manter a saúde e não sofrer com déficit de nutrientes?
Marcos é vegano há nove anos e adora pesquisar novas receitas  Foto: Arquivo pessoalMarcos é vegano há nove anos e adora pesquisar novas receitas Foto: Arquivo pessoal
O corredor Marcos Linberg se tornou vegano há nove anos, e conta que a transição foi rápida. Ao contrário do que muitos pensam ele não vê implicações na mudança de alimentação, somente benefícios que fizeram seu corpo funcionar de modo mais eficiente. “O único problema acontece quando participo de provas mais longas. Lá nem sempre é possível levar a alimentação e acabamos restritos ao macarrão com molho de tomate. Mas fora a isso descobri diversos alimentos mais nutritivos e saudáveis, os de origem animal não me fazem falta nenhuma”, diz.
O nutricionista Rafael Brasília explica que a proteína vegetal tem porcentagem menor de aproveitamento do que a animal, então é necessário consumir uma quantidade maior de proteína vegetal. 
“Para o vegetariano, boas fontes são os queijos magros. Destaco o cottage e a ricota por terem um valor alto de proteínas com baixo carboidrato e baixa gordura na composição”, diz.

Marcos enfatiza que no início de sua dieta a variedade de pratos era pequena, mas com curiosidade foi fácil descobrir novos ingredientes e receitas novas. “As proteínas são encontradas nas folhas verdes escuras, leguminosas, castanhas e cogumelos. Algumas pessoas são obcecadas por proteínas, quase sempre ingerindo muito mais que o necessário e nunca ninguém morreu por falta delas, mas o excesso causa vários problemas”, lembra.

Os veganos tem opções como cogumelos, soja, quinoa e tofu sem esquecer da combinação do arroz com feijão. “A combinação desses dois grãos forma uma proteína vegetal completa. Ideal seria seguir a proporção de três colheres de arroz para cada uma de feijão”, explica o nutricionista. Segundo o IBGE, nos últimos anos o brasileiro vem reduzindo o hábito de consumir esse prato tradicional, trazendo perda na qualidade da alimentação da população.

A deficiência da vitamina B12 é frequente nos vegetarianos segundo o nutricionista Rafael: “sem exame de sangue diria que a suplementação de B12 e ferro são necessários a um atleta que não possui uma alimentação tradicional”. As mulheres precisam ficar atentas já que tem mais perda de sangue/ferro na menstruação, devendo aumentar o nutriente.

Campeões "verdes"
Atletas como Carl Lewis, considerado uns dos corredores mais rápidos do mundo com dez medalhas olímpicas, sendo nove de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo é vegano desde 1990, e o triatleta Dave Scott seis vezes campeão do Ironman no Havaí manteve dieta vegetariana durante suas vitórias.
Pesquisa IBOPE: http://goo.gl/L9FNCT

MINHAS CONSIDERAÇÕES: CERTA VEZ EM UMA REPORTAGEM AO VIVO PARA UMA RADIO ESPORTIVA DAQUI DO ESTADO O REPÓRTER ME PERGUNTOU: "QUE ALIMENTO VOCÊ DIRIA PARA UMA PESSOA NÃO COMER"? RESPONDI NA MAIOR SIMPLICIDADE: VÁRIOS ALIMENTOS QUE ESTÃO NA PRATELEIRA DOS SUPERMERCADOS. TIPO REFRIGERANTES, MARGARINAS E CITEI A CARNE. E DISSE: QUE NUM FUTURO BEM PRÓXIMO, O CONSUMO DE CARNE SERIA IGUAL A HOJE UMA PESSOA QUE FUMA CIGARROS. TÃO MALÉFICO TANTO QUANTO. 
OS ESTUDOS COMPROVAM QUE A CANE ALÉM DE HORMÔNIOS APLICADOS PELOS CRIADORES  PARA CRESCIMENTO RÁPIDO E ENGORDA ACELERADAS, EXISTE TODO O ESTRESS DOS CONFINAMENTOS E NA HORA DA MORTE TODA A TOXINA LANÇADA PELO PAVOR DA PASSAGEM PELO CORREDOR DA MORTE.
SEI O QUE DISSE, TALVEZ  NÃO TENHA SIDO COMPREENDIDO PELOS OUVINTES MAS ISSO QUE DISSE VAI SE CONCRETIZANDO AO PASSAR DO TEMPO.  
NO DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2009 PUBLIQUEI AQUI NO MUNDO DAS CORRIDAS UMA MATÉRIA FALANDO DOS ATLETAS E VEGETARIANISMO RETIRADO DO BLOG VIVA CORRIDA DE RENATA BOMFIM.

Um comentário:

ivana. disse...

Boa postagem, amigo.