Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

3 de novembro de 2012

ORIENTAÇÃO PARA CORREDORES DESINFORMADOS

ISSO NÃO É LEGAL CORREDOR!!!
VENDA, TROCA E EMPRÉSTIMO DE KIT DE CORRIDA.
Não sei se devia mas tenho que me manifestar... Tenho visto inúmeros "anúncios" de venda de kits de corrida. Gostaria de lembrá-los de uma regra básica de todo regulamento de prova: "a inscrição é pessoal e intransferível...".
Quero crer que quem vende ou quem compra um kit de prova pensa que não tem problema algum. Mas tem sim. Quantas e quantas vezes, como parte da apuração de uma prova, fui questionada sobre "idade" de alguém que está sendo premiado ou sobre uma "fulana" que não correu mas o nome dela está na premiação, dentre outras coisas.
Ao fazer a compra, o comprador "substitui" quem fez a inscrição e o que acontece são pessoas competindo em faixas etárias que não são as dela e homens competindo com inscrições de mulheres. Vocês não fazem idéia do quanto isto atrapalha o serviço da apuração, a divulgação dos resultados e consequente premiação da prova.
Peço que pensem no assunto e parem com esta prática que, se formos levar ao pé da letra, caracteriza falsidade ideológica, coisa considerada crime pelas leis de nosso país.
Se não puder participar de uma prova, entre em contato com os organizadores para tentar reaver sua inscrição ou mesmo efetuar a troca para outra pessoa, de forma correta, antes da prova. Não façam a troca pura e simplesmente.
POR: KEITTY FERNANDES

4 comentários:

Anônimo disse...

Ética para Correr
A corrida tem se popularizado e isto é muito bom, porém precisamos ter alguns protocolos para que um momento que deveria ser de alegria não acabe tornando de frustração.
Além do citado erro de venda e compra de kit, acrescento mais alguns comportamentos que considero de mal gosto para a corrida:
1º Pipoca na corrida - Os organizadores limitam as inscrições para que a prova fique administrável. Quando a gente não faz inscrição (por perda do prazo ou qualquer outro motivo) e vai participar da corrida, pode incorrer em falta de segurança, falta de água (a exemplo da última Garoto), tempo maior para atingir o ritmo da prova, etc. É lógico que os administradores não podem deixar de considerar uma certa "gordura" na quantidade de inscritos, mas devemos fazer nossa parte e "infelizmente" deixar para correr na próxima.
2º Desrespeitar placas de Ritmos: Algumas corridas tem colocado na largada umas placas indicando o local de largada para determinados ritmos. E o que fazemos ? Vamos lá pra frente (quase na frente da elite), pensando que quem largar primeiro chega primeiro. Não adianta gente. Se largar na frente e não manter o ritmo, vai ser ultrapassado, atrapalhar quem está vindo atrás, e vai ficar para trás. A dica é largar próximo a placa de marcação do ritmo adequado para você. Assim não atrapalha quem vem num ritmo mais forte e não tem a sensação de estar ficando para trás, pois a maioria daquele pelotão estará no mesmo ritmo e assim ficará até o final.
3º Transformar Corrida em Negócio - Esta vai para alguns organizadores que estão cobrando valor muito elevado para algumas provas. Concordo que os organizadores não devem trabalhar apenas como "entidades de caridade" mas o lucro de um evento desta natureza pode vir dos patrocinadores e não das facadas nos atletas. Pensem assim: Se houver mais corredores, haverá mais empresas dispostas a patrocinar o evento.
Fico por aqui, mas temos muitos outros itens a melhorar. Proponho que cada um faça sua parte e com certeza teremos cada vez mais participantes (de todos os níveis)nas provas.
Boa corrida para todos.

GUYANSQUE MARATONISTA disse...

ISSO NÃO É NADA, PIOR É OS CORREDORES QUE TROCAM DE CHIP COM OS MAIS NOVOS PARA GANHAREM PREMIAÇÃO, GENTE QUE CORTA CAMINHO PARA LEVAR VANTAGEM, TEM GENTE QUE ATÉ PEGA ÔNIBUS.

Luís Rafael disse...

Nossa, que triste ver esse tipo de coisa né?!

Praticar esporte é tão importante quanta ganhar o prêmio, não que não seja importante ganhar!

Mas o gostinho de se inscrever, retirar o MEU kit, chegar ao final da prova, percorrido todo o caminho, é muito bom...

http://formulaatletica.blogspot.com.br/

Abraços!

Diana Martins disse...

Tenho que esclarecer uma coisa muito importante e também agradecer a minha amiga Juliana por ter transferido a inscrição da corrida para mim,ela já havia feito a inscrição,como ela foi sorteada pediu a Luiz para transferir para mim.Eu faria o mesmo por ela.O Luiz é uma pessoa sincera e gosta de ajudar os atletas.Se eu não estive-se participado não teria ganhado em 1 lugar nos 5 km.Vamos refletir e ajudar as pessoas em vez de criticarem as atitudes delas.Obrigada Luiz!