Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

6 de setembro de 2011

O MARATONISTA MAIS IDOSO DO MUNDO DÁ ADEUS ÀS PISTAS (03 de setembro de 2011)

O INESQUECÍVEL TUPLET


VEJA UMA DAS ÚLTIMAS REPORTAGENS COM O MITO

Tuplet, o maratonista mais velho do mundo
Luciana Ackermann - O Globo Online
RIO - Apesar de seus 95 anos, Tuplet Seabra de Vasconcellos esbanja fôlego e disposição na hora de correr. Ele é campeão mundial dos 800, 1.500, 5.000, 10.000 metros cross e 10.000 metros pista, Tuplet tem colecionado títulos no Brasil e no exterior.
Começou a correr já veterano, aos 69 anos, meio por acaso. Sempre trabalhou na construção civil, mas, em 1981, recebeu o convite para participar da abertura de uma prova de veteranos, cuja faixa etária era de 40 anos, na cidade de Cantagalo, no Rio de Janeiro. Tal convite mudou o rumo da vida de Tuplet.
Mesmo sem nunca ter praticado esportes e sem consciência do que poderia lhe acontecer, ele não quis se limitar a ser um mero figurante na competição. De calças compridas e sapatos, ele participou da prova, de 12 quilômetros, e a venceu.
De lá para cá, ele não parou mais de correr. Recebeu uma proposta da prefeitura de Itaocara para deixar as obras e dedicar, exclusivamente, aos treinos e às provas. Não satisfeito com tamanha façanha, ele também passou a nadar.
- Não tenho dúvidas de que sou o corredor mais velho do mundo. Os médicos dizem que sou um fenômeno. Para dizer a verdade, eu também não sei da onde vem essa minha força. Talvez da mistura de raças. Minha mãe é francesa e meu pai português - arrisca Tuplet que quer correr até completar 100 anos.
Ele ainda destaca que nunca vai a consultas médicas exceto antes e depois de cada prova, quando passa pelas avaliações de rotina.
- Os médicos ficam espantados comigo porque minha pressão quase não sofre alterações durante as provas. Às vezes, chegam a me perguntar se eu não pego uma carona no meio trajeto. Nesses 26 anos de provas eu nunca desrespeitei nenhum regulamento, ressalta o atleta, que já participou de pelo menos 50 maratonas, 200 provas de 100 quilômetros. Disputou, pelo menos, três Jogos Mundiais para veteranos - no Japão, em 1993; nos Estados Unidos, em 1995; e na África do Sul, em 1997 - e cinco Campeonatos Sul-Americanos - três no Brasil, um no Chile e outro no Paraguai. Sempre liderando as provas de sua categoria.
Tuplet acorda bem cedo e treina em dias alternados. Costuma tomar uma colher de mel e, meia hora mais tarde, começa uma corrida de 30 quilômetros, que leva aproximadamente duas horas e meia. Ao voltar para casa, prepara um mingau de aveia com gema de ovo, que serve como lanche antes do almoço. No cardápio, massas, raízes e, vez por outra, peito de frango grelhado ou peixe. Carne vermelha nunca. À noite, antes de se deitar, toma apenas um copo de leite morno. Ele ainda compõe músicas e poemas.

Aqui fica a solidariedade, com os familiares, amigos e corredores que conheceram esse fenômeno, foi exemplo que nunca e tarde para começar, basta cuidar-se e ter muita disciplina.
O MUNDO DAS CORRIDAS PRESTA ESTA HOMENAGEM AO ATLETA QUE PARTIU.

3 comentários:

Renata Bomfim disse...

Que o nosso amigo corredor, Tuplet descanse em paz, desejo que Deus dê conforto a familia neste momento tão dificil.
abraços fraternos
Renata Bomfim

Jorge disse...

Conhecia o Tuplet, ele foi um grande corredor que deixou um legado de corredores amigos, foi uma pena que ele se foi, mas ele está ao lado Deus e orgulhoso por nós estarmos correndo...Quanto a notícia que o Globo Oline deu sobre a idade dele está errada! Pois no próximo dia 13 Set 2011 ele completaria 100 anos...Pena mesmo...Que Deus os tenha!

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Luiz Bittencourt disse...

BOM DIA JORGE
VALEU POR MAIS ESSA INFORMAÇÃO A RESPEITO DO ATLETA TUPLET.
FICA MAIS ESSE REGISTRO DESSA INFORMAÇÃO.
UM FORTE ABRAÇO
LUIZ BITTENCOURT