Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

7 de janeiro de 2010

DICA PARA NÃO LESIONAR

A corrida é um esporte extremamente lesivo e agressivo para o corpo, devido ao impacto. Isso não significa, porém, que as pessoas não devam praticar o esporte, mas sim fazer um trabalho complementar de fortalecimento para que sua musculatura suporte este impacto sem sofrer danos.
Uma musculatura fortalecida absorve com muito mais eficiência todo o impacto da corrida ocasionado durante o contato do pé contra o solo. Por isso, a musculação é de extrema importância para os corredores de rua, e deve ser feita de duas a três vezes por semana. Ela contribui para o fortalecimento da musculatura, previne contra lesões e faz com que os músculos respondam de forma eficiente durante a corrida, ou seja, melhora também a performance.
Em provas com subidas, por exemplo, o corredor que faz um bom trabalho de fortalecimento muscular também passa a ter mais facilidade. Contudo, fique atento. Nada de musculação com muita carga. A melhor opção são as séries de resistência, ou seja, muitas repetições e pouca carga, para trabalhar exatamente a resistência anaeróbia do músculo. Exemplo: Em vez de fazer 3 séries de 8 repetições com carga alta, passe a realizar 3 séries de 20 repetições com pouca carga, com um esforço moderado.
Exercícios de musculação têm extrema importância para quem corre, por serem um trabalho complementar da corrida que ajudam também na prevenção de lesões. Eles deixam a musculatura tonificada, forte, resistente e preparada para aguentar a carga dos treinos de corridas, principalmente com relação à absorção de impacto.
FONTE: REVISTA O²

Um comentário:

renata disse...

Legal Luiz, adorei o post, vi um colega correndo lesionado em camburi, será que isso não prejudicá-lo ainda mais?

abs