Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

22 de dezembro de 2008

Corrida para iniciantes

Para iniciantes, passar dos 5 km para os 10 km não é tarefa fácil. Siga as orientações e alcance seu objetivo em 2009. Se você já possui rotina de treinos pré-estabelecidos para os primeiros 5 km, a adaptação aos treinos mais longos requer ainda mais disciplina.
No treinamento, é fundamental manter a FC (freqüência cardíaca) controlada e aumentar o volume de treinos gradualmente seguindo corretamente a planilha de transição dos 5 km para os 10 km. Para o treinador Marcelo Netto Gonçalves, da Gama Assessoria Esportiva, o início do treino deve ser leve e a FC Máx. (freqüência cardíaca máxima) ficará entre 65% a 70% [confira como calcular sua freqüência cardíaca no canal + da Revista]. “Isso causa o aumento gradativo da resistência cardiorrespiratória, para que o corredor tenha fôlego e possa iniciar os treinos mais intensos”, explica.
O segredo para alcançar os 10 km está principalmente no aumento do volume aliando a corrida confortável e a intensidade. O descanso também faz parte do treinamento. Porém, após a primeira semana, o atleta terá apenas um dia para descansar. “Um dia já é suficiente, pois o corredor fará uma quantidade menor de treinos intensos e maior de volume, que irá contribuir para uma recuperação fisiológica e estrutural mais rápida”, enfatiza o treinador.
Os exercícios de musculação entram tanto nos dias de corridas leves, como nos dias em que há pausa no treino de corrida, e são de grande auxílio para o fortalecimento muscular. “Para o atleta que compete em provas de rua não é necessário que faça este tipo de atividade física mais que duas vezes por semana. A vantagem da musculação é o fortalecimento de grupos musculares que ajudam principalmente a estabilizar as articulações e a diminuir um pouco o estresse do impacto, diz Gonçalves.
O treinamento para alcançar os 10 km será mais produtivo, se o atleta respeitar os seus limites para evitar possíveis lesões.
Fonte: Revista O²

Um comentário:

Wiliam disse...

Grande Amigo! As fotos da Meia Maratona da Ilha de Vitória estão no link: http://www.meualbum.pt/Album=VGWF3PKP
Espero que goste.
Wiliam Lugão.