Olá amigos corredores, obrigado por sua visita! Se gostou do nosso blog, indique-o para seus amigos.

Hello, my friends! welcome to Mundo das corridas! If you like this space, please share it with your friends.

Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Mundo das corridas! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.

!Hola! , amigos . Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos.

28 de outubro de 2007

Combata a obesidade!

A obesidade consiste numa acumulação excessiva de gordura no corpo, que dá origem a um excesso de peso em relação à altura e estrutura corporal do indíviduo. A obesidade constitui uma doença e, por isso, é perigosa para a saúde.

As suas causas são fundamentalmente: hereditárias e alimentares, embora possam encontrar-se casos de tipo neurogénico, termogénico, endócrino, etc. Mas, vamos deter-nos na sua hereditariedade e na obesidade motivada pela alimentação: comer em demasia, comer mal, não praticar exercício. As gorduras não se fabricam com ar, mas sim com alimentos, pelo que na vida de alguns obesos se sucederam temporadas em que o que era ingerido se encontrava em desproporção com a energia queimada pelo organismo.

Os perigos da obesidade são nítidos: maior esforço para respirar, sobrecarga dos ossos e articulações, risco de cancro e outras doenças gerais, diabetes, doenças cardiovasculares. Em resumo, uma aposta contra a longevidade.

Que se pode fazer para evitar estes perigos:

FAVORECER:
As dietas equilibradas e a cultura de bem comer. Além de dietas, por vezes estão ao alcance procedimentos cirúrgicos, farmacológicos, psicológicos, além de outros. Deve-se recorrer sempre a um médico especialista e não enveredar por dietas inventadas.

EVITAR OU MODERAR:
Devem evitar-se os excessos, especialmente nos períodos críticos: infância, adolescência, depois do casamento, gravidez e maturidade.

Nenhum comentário: